O Espirito do Ensino: Parte 1

Estudar para ser alguém na vida, é o dever de todo o cidadão e o bordão de todo o educador, mas e quanto ao nosso direito de questionar? Nosso direito de duvidar e perguntar: Estudar para que? Ou melhor dizendo, Estudar o que?
Não quero criar aqui algo que se possa chamar de "Diário de um vagabundo" mas sim uma reflexão sobre nosso precário sistema de ensino. Precário não no sentido de que falta educação para as camadas mais pobre, e sim uma verdadeira educação para todo e qualquer cidadão.
Pergunte-se: O que querem de nós? Estamos sendo treinados para que? O cidadão que seremos no futuro será resultado de nossa própria luta e esforço? Alcançaremos nossa tão queria independência ou seremos apenas soldados treinados respondendo "sim senhor" às ordens superiores? Que ordens superiores?
O espírito do ensino sempre me intrigou. As escolas não preparam mais cidadãos, e sim indivíduos capacitados a ingressar em uma universidade, por isso que hoje existem políticos corruptos, banqueiros desonestos e o homem como lobo do homem!
Toda promessa política é falsa! Um país não muda apenas trocando o homenzinho no poder, alias, são eles mesmos que criam os fantasmas que eles próprios se propuseram a derrotar. Eles interferem nas escolas e formam cidadãos burros, para que não pensem muito e não interfiram no caminho deles, deixando-os livres para tomar decisões que influenciam nas suas vidas, tornando-os meros peões num jogo de tabuleiro.
Mas como acabamos escravizados sem saber? Como o ensino é manipulado pelos homens no poder?
A resposta não esta tão longe da nossa realidade, ir a cada escola dizer o que se ensinar é uma tarefa humanamente impossível, por isso foi criado um mecanismo para padronizar o ensino, um mecanismo que acaba alienando e padronizando as pessoas de uma forma extremamente sutil. Um mecanismo chamado VESTIBULAR, um moedor de carne que reduz toda a população a uma mera pasta de proteína, sem face própria, mas isso é assunto futuro.

De ponta a ponta,
Razor

09 setembro 2008

0 Comments: